Endermologie LPG

Mesoterapia
Drenagem Linfática
Microdermabrasão
Massagem Estética
Limpeza de Pele

 

 

Mesoterapia


O nome de Mesoterapia deve-se ao facto das microinjecções, que constituem o tratamento, serem efectuadas na mesoderme.
É uma técnica relativamente recente e algo controversa, no universo médico, mas pouco a pouco têm vindo a ser publicados vários trabalhos científicos que a suportam e permitem explicar os sucessos obtidos inicialmente de uma forma quase empírica.
O tratamento consiste em efectuar múltiplas microinjecções, de um ou vários fármacos, num determinado local da derme, sobre a área que se pretende tratar.
Os efeitos dos tratamentos exercem-se sobre a pele, a gordura sub-cutânea, os músculos ou as articulações. Como as substâncias são injectadas localmente, as doses totais injectadas são em geral baixas, reduzindo o risco de efeitos sistémicos, por vezes indesejáveis e permite uma concentração maior no local "alvo".
A difusão dos activos é mais lenta e os efeitos prolongam-se em geral vários dias.

Vamo-nos agora deter mais um pouco na mesoterapia estética, nomeadamente nas suas aplicações no tratamento de gorduras localizadas e da celulite.
Todos sabemos que por vezes as gorduras tendem a acumular-se preferencialmente em determinadas localizações anatómicas e, nem sempre as dietas e os exercícios físicos permitem a redução desejada. Aqui a mesoterapia tem um papel importante, integrado num programa geral de controle de peso.
A celulite é uma distrofia hidrolipidica do tecido adiposo e tem como aspectos básicos a acumulação de gordura e hipertrofia das células adiposas e uma distorção das circulações venosa e linfática, com acumulação de água na pele e gordura e défice de oxigenação daquelas células.
A mesoterapia exerce aqui o seu efeito através de acções lipolítica, circulatória e drenante.
Assim sendo, associam-se fármacos que estimulam os enzimas que promovem a libertação dos lípidos celulares (lipólise), a outros com acção vasotónica que melhoram a circulação de retorno e a oxigenação dos tecidos, e ainda outros com acção drenante, que promovem a drenagem através dos linfáticos.
Podem-se associar ainda substâncias que tonificam a pele contrariando a flacidez.
O efeito tonificante da mesoterapia é explicado ainda pela acção das próprias picadas. De facto cada picada é uma ferida que ao cicatrizar produz novas fibras de colagéneo
Por fim note-se que a Mesoterapia é um método "invasivo" em que se injectam fármacos no organismo sendo pois da exclusiva competência e responsabilidade do médico, devendo as injecções apenas ser ministradas por médico ou por enfermeiro treinado, sob prescrição médica.
Apesar dos riscos serem pequenos, eles existem e só os médicos sabem compreende-los e preveni-los tanto quanto possível, e são os único profissionais capazes de tratar as eventuais complicações.

Qualquer outra pessoa que administre fármacos injectáveis está a efectuar um acto médico para o qual não tem a menor qualificação e pode ser acusada de prática ilegal de medicina.
As pessoas que por falta de informação ou que para poupar se deixam submeter a tratamentos invasivos por "profissionais" não qualificados, estão a correr riscos importantes.