Manchas Vasculares

Combata as gorduras localizadas, celulite e tonifique o seu físico com a Mesoterapia e o seu efeito lipolítica, circulatória e drenante.
Clínica CorpusLaser

O que são Manchas Vasculares

São muito conhecidas, por serem muito frequentes e causarem por vezes importantes problemas de ordem estética, as manchas vermelhas da pele, mais propriamente chamadas manchas vasculares, por serem lesões em que os vasos sanguíneos se encontram em excesso.

Muitas destas manchas estão presentes à nascença ou tornam-se visíveis nos primeiros dias ou semanas de vida. A prevalência destas manchas é relativamente grande nos recém-nascidos e são sempre um factor de grande ansiedade por parte dos pais.

Algumas são muito ténues, rosadas ("nevus flameus"), ou encontram-se em locais mais escondidos como por exemplo na nuca e não carecem de tratamento, até porque desaparecem espontaneamente nos primeiros anos de vida.

Outras são muito mais escuras, por vezes com relevo, por vezes de grande dimensão ou de crescimento rápido e carecem de tratamento mais ou menos precoce.

Algumas são de difícil solução, mas actualmente a maioria destes casos pode beneficiar de tratamentos laser.

Cabe ao Médico (Pediatra, Dermatologista, Cirurgião Pediátrico ou Cirurgião Plástico) avaliar da necessidade e da altura ideal para se iniciarem os tratamentos.

Não pretendemos ser exaustivos nesta pequena abordagem e vamo-nos focalizar nos dois tipos mais frequentes de manchas vasculares dos recém -nascidos: - os Hemangiomas e as Manchas "vinho do Porto".


Hemangiomas

São em geral de uma cor vermelho vivo, morango ou framboesa e fazem relevo na pele.

Alguns são pequenos, em localizações anatómicas que não colocam problemas importantes de ordem estética ou funcional e, como podem involuir espontaneamente e desaparecer até aos 4 anos podem não ser tratados. Contudo há que vigiar o seu crescimento que se for rápido pode justificar uma intervenção, bem como o aparecimento de complicações, como sejam as hemorragias ou as infecções. Actualmente sabemos que os Hemangiomas que se deixam involuir e desaparecem espontaneamente têm mais possibilidades de dar origem a cicatrizes inestéticas e isso pode ser um factor a ponderar numa decisão de tratamento com laser.

Aqueles que se encontram em áreas, em que qualquer cicatriz poder ser problemática, como seja a face; cujo tamanho seja logo de início importante; que estejam a obstruir orifícios naturais, por exemplo, narinas ou olhos; os de crescimento rápido e ainda os que sangram facilmente, devem ser tratados quanto mais cedo melhor.


Manchas "Vinho do Porto"

São manchas geralmente planas, por vezes com áreas mais elevadas, vermelho escuro e daí o seu nome.

Quando localizadas em áreas expostas devem ser tratadas precocemente, a fim de desaparecerem preferencialmente antes da idade escolar, evitando problemas psicológicos à criança. Por outro lado existem manchas resistentes ao tratamento com laser e essa resistência é tanto mais provável quanto mais nós protelarmos o início do tratamento.

Em geral são necessárias várias sessões até conseguirmos clarear estas lesões vasculares.


Manchas Vasculares Adquiridas

Ao longo da vida podem surgir manchas ou "sinais" vermelhos na pele como os conhecidos angiomas "rubi", as "aranhas vasculares" da face ou outras, que na maioria dos casos são lesões benignas.

Após observadas pelo Dermatologista muitas podem ser tratadas com sucesso recorrendo ao laser.